ABC do Grafite

é um projeto que une a cultura urbana com o placemaking, promovendo a apropriação de espaços públicos para o estímulo da arte do grafite. O objetivo principal da primeira edição foi a criação de um circuito de arte urbana na cidade de Rio Grande da Serra, composto por seis espaços públicos grafitados por artistas locais, com curadoria do artista SUBTU.

O município escolhido possuía, em seu centro, um importante espaço público de convivência, a pista de skate Sandro Dias Mineirinho, que havia recebido, em 2014, uma revitalização por meio da grafitagem, com curadoria dos expoentes da arte Chivitz e Minhau, que coordenaram 10 artistas locais para a execução do projeto.

Como legado, a revitalização despertou o interesse pelo grafite, de jovens frequentadores da pista, bem como dos munícipes, que após a finalização da pintura, passaram a enxergar o local, outrora abandonado, como espaço de convivência para amigos e familiares.

Devido ao impacto da iniciativa na região, observou-se a necessidade de ampliar a ação de grafitagem e, assim, foi idealizado o projeto ABC do Grafite. Os locais onde ocorreram os grafites e os artistas regionais foram selecionados via articulação com a prefeitura de Rio Grande da Serra, em acordo com o curador SUBTU.

O projeto é uma realização da Cult Cultura e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC). O ABC do Grafite contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Rio Grande da Serra.

Patrocínio: Unipar
 
Baixe aqui a apresentação para saber as cotas de patrocínio disponíveis
. Download