Nascendo para Música

é um projeto de sustentabilidade e economia criativa que ensina crianças e adolescentes a construir, por meio de oficinas de luthieria, instrumentos musicais com material reciclável, de reúso ou de baixo custo.

A primeira edição atendeu 125 participantes entre 8 e 17 anos em três instituições de Rio Grande da Serra: Aprisco - Associação de Presbiterianos para Inclusão Social e Comunitária em Defesa da Vida; NIPO Brasileira; e Escola Municipal Edmundo Teixeira.

As oficinas têm duração de 3 horas, aproximadamente, e atendem até 25 crianças e adolescentes divididos em dois grupos etários, com metodologias específicas: de 8 a 12 anos, e de 13 a 17 anos.

Um dos resultados principais da primeira edição foi que cada um dos participantes conseguiu construir uma flauta indígena com êmbolo (ou bizel indígena), além de um pífaro (ou pífano) totalizando 250 unidades de instrumentos musicais construídos. A sobra dos canos de PVC, principal material usado, foi doado para a NIPO, que utilizou em instalações emergenciais na entidade.

A primeira edição do projeto teve realização da Cult Cultura e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC). Contou com apoio da Aprisco, NIPO e Prefeitura Municipal de Rio Grande da Serra.

Empresas que patrocinaram o projeto: Solvay e Villares Metals
 
Baixe aqui a apresentação para saber as cotas de patrocínio disponíveis
. Download