Sonho de Herói

é um projeto infantojuvenil de artes cênicas e sustentabilidade, que realizará apresentações do espetáculo homônimo em escolas públicas, associação e teatros, com entrada gratuita, para crianças e adolescentes das cidades de Sumaré, Hortolândia, Cosmópolis, Rio Grande da Serra e São Paulo. A primeira temporada do espetáculo contará com 36 apresentações.

Sinopse do espetáculo: Após ir ao cinema, Cauã mostra todo seu encantamento com as personagens corajosas e destemidas do filme que acabara de assistir. Em seu quarto, um pouco antes de dormir, ele revela o sonho de conhecer algum super-herói e, então, é acordado pelo Curupira.

Cauã descobre que o Curupira, a Caipora, a Alamoa e a Matinta Pereira combatem sérios problemas sociais e que possuem poderes, sendo figuras tão incríveis quanto as do filme. O que Cauã não sabe mais é se aquilo tudo é um sonho ou não. A peça é inspirada na obra de Luís da Câmara Cascudo.

A direção é de Débora Dubois, com produção de Edinho Rodrigues, da Brancalyone, e dramaturgia de Leonardo Cássio, da Cult Cultura. Elenco: Daniel Warren, Érika Altimeyer, Nicole Marangoni e Vanessa Campanari.

Além dos espetáculos cênicos, o projeto realizará oficinas de “modelagem de heróis”. Artistas plásticos ensinarão jovens a construir bonecos e brinquedos inspirados nas lendas apresentadas na peça utilizando materiais recicláveis ou reutilizáveis.

Um livro infantojuvenil será adaptado da dramaturgia para distribuição gratuita nos locais de realização do espetáculo e para disponibilização gratuita no site do projeto, que também apresentará conteúdos do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente - e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O projeto é uma realização da Carbono 60, Cult Cultura, Brancalyone Produções, Programa de Ação Cultural (ProAC) e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Empresas que patrocinaram o projeto: Covabra Supermercados, Femsa Coca-Cola, Gasbrasiliano e Solven Solventes.